Senin, 02 September 2019

A cidade é um rim (Portuguese Edition)

A cidade é um rim (Portuguese Edition) de Felipe Boaventura está disponible para descargar en formato PDF y EPUB. Aquí puedes acceder a millones de libros. Todos los libros disponibles para leer en línea y descargar sin necesidad de pagar más. Autor: Felipe Boaventura, Número de páginas: 75 páginas, Fecha de lanzamiento: June 13, 2018, #LibrosElectrónicos #librosGratuitos #bibliotecas #librosDeLectura #librosEnLínea #librosPremium #todosLosLibros #descargas #ebook #free #download #pdf

A cidade é um rim (Portuguese Edition) por Felipe Boaventura

Autor Felipe Boaventura
Fecha de lanzamiento June 13, 2018
Número de páginas 75 páginas
Idioma Spain
Terminal correspondiente Android, iPhone, iPad, PC


Obtenga libros A cidade é um rim (Portuguese Edition) gratis y también puede leerlos en su computadora portátil o macbook. Obtenga la mejor colección de libros de todo el mundo solo en este sitio. Esta promoción de cuenta gratuita es muy limitada para registrarse de forma gratuita y leer todos los libros de nuestra biblioteca, una colección de libros de los mejores escritores del mundo.

Felipe Boaventura con A cidade é um rim (Portuguese Edition)

O livro constitui uma bela trama de ruídos urbanos, relatos de pequenos acontecimentos aparentemente insignificantes que voltam, recorrentes, na memória, paisagens belas e não tão belas, os cheiros e as fraturas que o asfalto quente oferece à nossa experiência e imaginação.
A cidade está presente em todos os meandros do texto e dos subtextos, pulsando com o ritmo e as tensões da complexidade de encontros, medos e silêncios que a experiência urbana nos oferece. Disso, o livro dá conta e surpreende. O contos são curtos e densos como a textura urbana. Flashes que se articulam com o drama do cotidiano, micro incidentes espantosamente comuns, figura emblemáticas , o amor em fragmentos. Surgem também, como protagonistas, as pequenas obsessões de uma multidão em movimentos que passariam desapercebidos e que nesses contos ganham vida e cor.
Enfim Felipe Boaventura é um contista nato, que dá conta de seu ofício e não teme se enveredar pelo caminho complexo de retratar a cidade. Um autor que sinaliza a inquietação como instrumento e a paixão pela palavra.
Mas e o título?
Insisto: por que que essa metáfora tão forte e desconcertante orientando nossa leitura? Para responder pensei em duas direções. A definição vocabular, encontrada n dicionário e a definição literária, encontrada no último conto que dá nome ao livro.
O dicionário nos ensina que os rins são dois órgãos, localizados em ambos os lados da coluna vertebral medindo aproximadamente 20 centímetros. Suas principais funções são: filtrar e eliminar toxinas , manter nosso equilíbrio hídrico e produzir hormônios indispensáveis à vida. A ideia da importância deste órgão como fator de equilíbrio, filtro e auxiliar do funcionamento do coração e de nosso recursos respiratórios e hídricos mostra a natureza do rim como um orgão vital do corpo. Assim como a cidade, que filtra e guarda memórias, experiências e significações. O rim, segundo o próprio autor, enquanto metáfora visceral da cidade.
Já no conto e/ou na literatura a cidade nos “ensina como usar um sotaque, como ser pego por um ônibus, a amar um time de futebol, um parque, uma árvore de flores amarelas.” . A cidade como centro de nossa experiência.
Voltando mais uma vez ao conto, seu desfecho é ambíguo e instigante. A metáfora que rege essa obra vem, na realidade, num momento crucial de dramático da vida: as últimas palavras de um pai ao filho diante de sua morte provável.
Diz ele: Lembre-se meu filho: a cidade é um rim que te acompanha. Você é feliz meu filho?”
Uma metáfora decisiva e dramática que, - como em toda narração que se propõe como transmissão de conhecimento - , é construída no processo e no diapasão da sabedoria.
(Heloísa Buarque de Hollanda)

Tidak ada komentar:

Posting Komentar